Como usar
Página Inicial
Ao acessar o site, você encontra a página inicial, como mostrado a seguir:

Nela, encontramos as seguintes partes: 1) barra de opções, dividida em sete itens; 2) sistema de busca, onde você poderá procurar pela língua portuguesa e 3) rodapé, onde costa as logomarcas das universidades vinculadas ao projeto: Universidade Federal do Rio Grande do Sul ((UFRGS) e Universidade de Brasília (UnB).
“Barra de opções” composta por sete itens:
- a) Nome do site. Sempre que clicar, você retorna à página inicial;
- b) Sobre. Nesta parte, você tem informações sobre a obra, como seus objetivos, onde foi realizada, perfil do usuário etc.
- c) Como usar. Essa é a página que estamos, onde você tem informações sobre as estruturas da obra e como utilizá-la;
- d) Equipe. Nessa página, há informação dos participantes que auxiliaram na elaboração da obra;
- e) Gramática da Libras. Aqui, você encontra explicações sobre os aspectos gramaticais mais importantes para que você compreenda as informações apresentadas na obra. Você tem duas informações: a fonologia da Libras e a classe gramatical dos verbos.
- f) Referências. Indica quais trabalhos foram utilizados para a elaboração da obra.
- g) Contato. Espaço destinado para envio de dúvidas, sugestões etc. para a equipe de produtores do dicionário.
Sistema de busca
Como o dicionário tem a direção português - Libras, busca é realizada pela língua portuguesa. Tanto na página inicial quanto na parte superior de cada verbete é possível encontrar a caixa com as opções de busca. Ao digitar a palavra, você será encaminhado para a página do verbete selecionado.
Organização do verbete
Quando você seleciona uma palavra pelo sistema de busca, você é direcionado para a página do verbete. Vejamos o caso do verbete “achar”. Ao ser encaminhado para esse verbete, você terá três abas contendo as três acepções, dependendo do significado que busca para a palavra achar. Essas opções serão apresentadas para você da seguinte maneira:

Ao clicar em uma delas, você abrirá as informações da acepção, como mostrado a seguir:

Você poderá navegar pelas abas de cada acepção. Quando a palavra que você buscar somente tiver uma acepção, como é o caso do verbete “ensinar”, você terá uma única aba de escolha.

Ao clicar nela, você terá as abrirá as informações.


O verbete é organizado a partir de quatro estruturas: 1) informação gramatical; 2) sinal; 3) variante e 4) contexto.

1) Informação gramatical: em cada acepção dos verbetes é apresentada uma marca de uso que apresenta uma informação gramatical do verbo. Elas podem ser v. s. (verbo simples), v. c. (verbo com concordância), i. n. (verbo que incorpora negação) ou v. m. (verbo manual). Cada um deles possui uma cor, como vemos a seguir:

Ao clicar nesse ícone, você é encaminhado para a aba “verbos em Libras”, onde há explicação sobre cada um.
2) sinal: Em cada acepção, você terá um vídeo que apresenta o sinal equivalente para o sentido buscado. Nesse vídeo, o sinalizante utiliza uma camisa de cor preta. Abaixo do vídeo há um botão “Configuração de mão”. Ao clicar nele, abrirá uma janela com a imagem da configuração de mão do sinal, como vemos a seguir:

Mais informações sobre as configurações de mão, acesse a aba “Fonologia da Libras”.
3) Variante: este é um item facultativo que somente é apresentado para os casos em que encontramos outros sinais equivalentes para o mesmo sentido da acepção. Nas formas variantes, o sinalizante utiliza uma camisa de cor vermelha. Igualmente, abaixo do vídeo há o botão “Configuração de mão”. Para a escolha da forma padrão (o sinal) e a forma variante foram utilizados dois critérios: a frequência de uso pelo corpus Libras e a forma mais utilizada em Brasília-DF.
4) Contexto: são exemplos de uso em que você pode ver o sinal encontrado utilizado em sentenças em Libras. Esses exemplos são naturais, retirados dos corpora de Libras organizados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para os contextos, o sinalizante utiliza uma camisa de cor azul.
Além do sinal, no contexto temos mais duas informações: “Glosa” e “tradução”. A glosa é um sistema de transcrição da Libras utilizando palavras da língua portuguesa. Cada sinal é representado por uma palavra. Em relação aos verbos, há três características importantes:
- Os verbos são sempre representados no infinitivo;
- A forma negativa dos verbos que incorporam negação é representada seguido de -NÃO (como em GOSTAR-NÃO);
- Os verbos de concordância apresentam informação do sentido do movimento direcional. No exemplo [1S]PERGUNTAR[3S] o movimento é no sentido 1S (primeira pessoa do singular) para 3S (terceira pessoa do singular).
- Nos diferentes casos dos verbos manuais, a glosa do verbo será realizada na forma verbo no infinitivo - objeto ou instrumento (como em PINTAR-CABELO e PINTAR-COM-ROLO)
Além da glosa, na tradução é possível ver a tradução do que foi sinalizando para a língua portuguesa, seguindo as normas gramaticais dessa língua.
5) Subentrada: Além das estruturas apresentadas, alguns verbetes apresentam subentradas. É o caso dos verbos que incorporam a negação e dos verbos manuais. Vemos exemplo do primeiro caso a seguir:

Em gostar, após a estrutura referente a sua forma afirmativa, existe uma aba com a forma negativa. Ao clicar nessa aba, aparecerá toda a estrutura dela:


Nos verbos manuais, a princípio é apresentada a forma genérica do verbo. Em seguida, as subentradas registram outras formas encontradas de acordo com os instrumentos e objetos utilizados para a realização da ação.


