Sobre

Este dicionário é o resultado de pesquisa de doutorado de Rodolpho Pinheiro D’Azevedo, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLetras-UFRGS) sob orientação da professora dra. Maria José Bocorny Finatto. Nele, o foco principal é o tratamento das equivalências da classe gramatical dos verbos. O objetivo dessa obra é disponibilizar material de consulta que apoie o processo de aprendizagem de Libras por estudantes ouvintes que aprendem Libras como segunda Língua. 

Neste sentido, esta obra é destinada aluno brasileiro ouvinte falante de língua portuguesa como L1 e que adquire a Libras como L2. Esse aluno frequenta cursos de graduação de licenciatura ou de Fonoaudiologia, nos quais a disciplina de Libras é obrigatória conforme o Decreto n. 5626/2005. Também fazem parte desse público alunos de outros cursos que cursam a disciplina de Libras como matéria optativa. Esse aluno é estudante de Universidades ou Institutos Federais, nos quais as disciplinas introdutórias de Libras têm carga horária entre 60 e 100 horas. Nessas disciplinas, são apresentados a contextos básicos de interação na língua.

O DicioLibras tem como função apoiar tarefas de expressão, em Libras, do aprendiz iniciante. Deste modo, a busca é realizada no sentido português-Libras, em que, a partir da língua portuguesa, são apresentadas as possibilidades de equivalência em Libras. Além disso, tal tipo de obra, ainda que seletiva, pode servir como um material dinamizador para a construção de diferentes habilidades, um recurso para enriquecer as atividades de ensino e também a reflexão e questionamentos em meio a atividades de ensino-aprendizagem.